Limpeza profissional de Ar-condicionado: 7 mitos e verdades sobre ar-condicionado 

limpeza profissional de ar condicionado
limpeza profissional de ar condicionado

Você acabou de comprar ou fazer a limpeza profissional de ar condicionado e vieram algumas dúvidas na sua cabeça:

Será que o ar-condicionado faz mal à saúde da minha família a longo prazo? E o consumo de energia, será que vai aumentar muito na conta? O aparelho é barulhento? Só dá para usá-lo no verão?

Essas são as questões mais comuns que a maioria das pessoas pensam antes e depois de comprar o aparelho para casa, escritório ou empresa.

Para desmitificar alguns boatos e falar a verdade a cerca desse aparelho, fique com a gente e confira os 7 mitos e verdades que você precisa saber sobre ar-condicionado.

  1. É preciso fazer a Limpeza profissional de ar-condicionado?
limpeza de ar condicionado
limpeza profissional de ar condicionado

Verdade. Limpar o ar-condicionado é vital para garantir sua performance, além de que quando está com filtro limpo, o ar fica mais puro e evita doenças respiratórias.

A indicação para o auxílio limpeza profissional de ar-condicionado, é que estas pessoas têm qualificação não apenas para fazer a higienização, mas a troca de componentes e a manutenção, quando necessário.

  1. Ar-condicionado faz mais a saúde?

Mito. Na verdade, o ar-condicionado auxilia na purificação do ar, pois este é filtrado, de modo que as partículas de pó e sujeira, ficam acumulados no equipamento, enquanto no ar, é apenas lançado ar puro.

Crises alérgicas e doenças respiratórias, assim como a gripe, asma e pneumonia, por exemplo, são doenças que aparecem por conta da imunidade ou questões da saúde do indivíduo, e não diretamente pelo uso do ar-condicionado.

Apesar de temperaturas mais baixas terem uma associação indireta ao aparecimento de doenças como a gripe, o aparelho em si não causa a doença, mas somente provoca alguma alteração na saúde, caso precise de limpeza especializada

  1. O aparelho precisa de manutenção periódica? É possível fazê-lo sozinho?

Verdade. O Ar-condicionado precisa de manutenção pelo menos anualmente ou a cada seis meses.

A manutenção preventiva de ar-condicionado, visa garantir que o aparelho funcione em sua capacidade total e permaneça em funcionamento com qualidade com maior durabilidade. 

Nunca tente fazer a manutenção em ar-condicionado sem conhecimento ou qualificação prévia. 

Qualquer quebra de peça ou encaixe errado, pode ser fatal para comprometer o funcionamento e até quebrar o aparelho. Por isso, conte sempre com uma empresa para limpeza profissional de ar-condicionado e manutenção em geral.

  1. O consumo de energia em casa aumentará com o uso do aparelho?

Depende. O ar-condicionado, precisa ter o tamanho certo para o ambiente específico, pois isso é um dos fatores que definem se ele irá gastar mais ou menos.

Quanto maior o ambiente e o aparelho for único e não der conta de atender todo espaço, logo, precisará de outro aparelho ou a pessoa aumentará no máximo sua capacidade de resfriar ou aquecer o local.

Com este trabalho extra, dependerá de mais energia e assim, acabará consumindo mais energia elétrica.

A indicação é sempre contar com auxílio profissional, que fará os cálculos corretos para definir o espaço e quantos aparelhos serão necessários para suprir sua necessidade. 

Outro ponto que justifica o “depende”, é que quanto mais atual o aparelho ar-condicionado tecnologia Inverter, maior a chance de economia. 

Estes aparelhos possuem registro no Inmetro e são feitos para consumir menos energia, mesmo em sua capacidade máxima. Mas o fator limpeza profissional de ar-condicionado e tipos de uso, são essenciais para garantir mais ou menos economia. 

  1. O uso do ar-condicionado é somente nas estações mais quentes?

Mito. Atualmente, existem aparelhos de ar-condicionado com tecnologia que aquece e resfria o ambiente, dando ao morador a versatilidade de tornar sua casa mais aconchegante em qualquer estação do ano.

Mas é sempre importante fazer a manutenção preventiva, pois com o tempo, a falta de limpeza profissional de ar-condicionado e correção de problemas, podem comprometer o aparelho, inclusive em aquecer ou resfriar o local corretamente. 

  1. Todo ar-condicionado é barulhento?

Mito. Se você possui um ar-condicionado mais antigo, com 15 ou mais de 20 anos de fabricação, é possível que sejam muito barulhentos. 

Os modelos mais ruidosos são os ar-condicionado de janela, que apesar da fácil instalação e mais compactos, podem ser bastante barulhentos, principalmente os mais antigos.

Opte por modelos novos e principalmente os aparelhos do tipo inverter ou Split, pois eles possuem 2 equipamentos separados: a condensadora ou motor, que deve ser instalado externamente e a evaporadora que é instalado no ambiente que irá atender. 

Além de ter uma tecnologia inovadora e que gera menos ruído, dentro do cômodo, não é ouvido qualquer tipo de barulho, sendo seu uso muito mais confortável. A dica é sempre escolher o tipo de ar-condicionado que mais se encaixa a sua necessidade. 

  1. Somente um profissional ou empresa especializada, deve instalar ar-condicionado?

Verdade. Mesmo que existam modelos que tenham fácil instalação, como é o caso dos aparelhos de janela e até o modelo split e inverter, o indicado é que apenas uma empresa especializada faça a instalação e limpeza profissional de ar-condicionado. 

A definição correta do local em que o aparelho deve ficar, quantos aparelhos e o tipo mais indicado, são algumas preocupações que leigos não saberão como fazer, inclusive, comprometendo o aparelho escolhido. 

Por isso, quando for instalar, limpar ou fazer a manutenção de ar-condicionado, chame a Casa du Ar-condicionado para te ajudar!

Quando Fazer a Limpeza Profissional de Ar Condicionado?

higienização de ar condicionado
limpeza profissional de ar condicionado

A limpeza profissional de ar condicionado é fundamental para garantir não somente o desempenho do aparelho, como seu tempo de vida útil.

Segundo a Anvisa, a cada 3 meses é o indicado para troca (quando é descartável) ou limpeza da tomada de ar-externo e filtro interno. 

O tempo médio para fazê-la é de até 6 meses, mas geralmente nesse período, é possível que alguns problemas ocorram no aparelho, como gotejamento de água, aumento do consumo ou desempenho fraco.

Para evitar essas situações e garantir um aparelho funcional, faça sempre a limpeza profissional de ar-condicionado com a Casa du Ar-condicionado.

A Casa du Ar-condicionado é uma empresa brasileira sediada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que possui qualidade, preço justo e os melhores profissionais para lhe atender. 

São mais de 10 anos atendendo toda a Campo Grande e região, com assistência especializada e orçamento rápido, com o melhor pós-venda do mercado.

LIMPAR AR CAMPO GRANDE
LIMPAR AR CAMPO GRANDE

Entre em contato agora e conheça nosso trabalho! (67) 99920-1753 contato@casaduarcondicionado.com.br

Compartilhe :