O ar condicionado é um aparelho incrível para ter em casa, pois deixa tudo mais fresquinho, relaxante e confortável.
Em um dia de muito calor, nada melhor que chegar em casa e se esparramar no sofá ou na cama, e ligar o aparelho, deixando o ambiente aconchegante.
Você pode ter o ar-condicionado em vários ambientes de sua casa, inclusive, mais de 1 em um único espaço, dependendo do tamanho do local.
Mas, você saber como escolher o aparelho certo? Sim, porque existem muitos tipos de ar-condicionado no mercado, e tem alguns modelos que se encaixam melhor com seu estilo de vida e residência.
Para te ajudar nesse processo, inclusive, em como fazer a higienização de ar condicionado, daremos dicas de como escolher o modelo de aparelho de ar-condicionado, perfeito para suprir suas necessidades. Vem com a gente!
Higienização de Ar Condicionado: O que Fazer Antes de Comprar o Primeiro Ar Condicionado?
Em primeiro lugar, é preciso determinar o local onde o ar-condicionado será instalado, seu tamanho e a potência ideal.
Além disso, pode haver a necessidade de mais de um aparelho, mas essa exigência é mais comum em ambientes grandes.
Como a maioria dos apartamentos e residências tem um espaço médio para um aparelho, vamos nos limitar a esse detalhe.
Antes de definir o aparelho perfeito, é preciso determinar a potência do aparelho de ar condicionado em BTUs, uma unidade de medida que calcula quanto de calor o ar-condicionado consegue resfriar em uma hora, dentro de um ambiente específico.
Assim, entende-se que quanto mais BTUs, maior a potência que o aparelho tem e consegue refrigerar.
Por exemplo, um aparelho de até 10.000 BTUs, consegue refrigerar um ambiente de até 20 metros quadrados.
Mas além do local em si, é preciso levar em consideração a quantidade de aparelhos eletrônicos, quantidade de pontos de ventilação como portas e janelas e até mesmo a quantidade de pessoas.
Esses pontos podem exigir aparelhos maiores ou com maior potência. Para isso, é preciso chamar profissionais especializados, pois estes sabem como calcular a potência correta, além de determinar os aparelhos mais indicados.
Os Tipos Mais Comuns de Ar Condicionado Para Ter em Casa
Assim que o local já está determinado, com o tamanho e a potência correta, é hora de escolher o ar-condicionado perfeito para sua necessidade.
No mercado, existem alguns dos tipos mais comuns para uso em residências e apartamentos. Confira os mais indicados e seus pontos positivos e negativos:
- Ar-condicionado portátil
O ar-condicionado portátil é um aparelho móvel e feito para ambientes compactos e que não suportam o uso de um aparelho de ar-condicionado convencional.
O ar-condicionado portátil, tem a vantagem de ser portátil, porém, sua potência e poder de resfriamento pode ser limitado.
- Ar-condicionado de janela
O ar-condicionado de janela é um aparelho feito para ser colocado em um espaço na parede ou em um vão da janela, por isso o nome sugestivo.
Esse é o aparelho mais conhecido e por ser compacto, cabe em qualquer espaço. Pode ser barulhento, mas resfria bem ambientes pequenos.
- Aparelho de ar-condicionado Split
O aparelho de ar-condicionado Split, possui design moderno e dos modelos mais usados em residências atualmente.
O aparelho tem o diferencial de sua condensadora (motor) ficar na área externa, enquanto internamente, fica a evaporadora (unidade de ventilação).
Em comparação com outros modelos, este é o mais silencioso e possui boa potência para ambientes pequenos e médios.
- Split Inverter
O Split Inverter é a evolução do Split, garantindo um consumo menor de energia elétrica.
Isso ocorre porque o aparelho possui sistema de inversão de temperatura, que controla o ar no local e mantém o compressor de ar em funcionamento, porém com velocidade equilibrada.
- Multi Split
O Multi Split nada mais é que uma única condensadora para várias evaporadoras. Esta é a melhor escolha para famílias grandes com uma casa de vários cômodos e que precisam de refrigeração constante.
Agora que você sabe os mitos e verdade e quais são os aparelhos mais comuns de se ter em casa, é hora de saber que regularmente, precisará fazer a higienização de ar-condicionado.
Como deve ser feito isso em cada aparelho? No tópico a seguir.
Como é Feita a Higienização de Ar Condicionado de Maneira Profissional
A higienização de ar-condicionado pode ser feita em casa, principalmente em aparelhos mais recentes como o modelo de janela e split.
No Split, especificamente, essa limpeza pode ser facilitada pelo encaixe em forma de presilhas do painel frontal e acessórios e peças visíveis de fácil retirada e limpeza, como é o caso do filtro de ar.
Esse item é que garante o ar purificado, e quando o filtro está muito sujo, pode causar alergias e até mesmo provocar crises respiratórias em pessoas com asma ou doenças similares.
Por isso, um ar-condicionado limpo é fundamental para garantir a saúde de todas as pessoas presentes no ambiente.
Para fazer a higienização doméstica, é só retirar o painel e fazer a retirada do pó e manchas com um pano seco ou levemente úmido.
Atenção! Não faça qualquer tipo de limpeza no aparelho de ar condicionado com ele ligado na energia elétrica. Retire-o da tomada antes de qualquer higienização.
Esta limpeza considerada básica, pode ser feita toda semana ou a cada 15 dias. O filtro de ar pode ser lavado e colocado para secar e reinstalado no local.
Alguns aparelhos podem utilizar filtros de ar descartáveis. Para isso, dê uma olhada no manual de instruções e orientações do fabricante.
Quando Chamar Empresa Especializada em Higienização de Ar Condicionado
A Higienização de ar-condicionado em aparelhos precisa de atenção maior com o tempo, ou seja, apenas uma limpeza básica não é o suficiente.
Este tipo de aparelho, principalmente se ligado por várias horas, necessita de limpeza especializada.
Essa higienização é necessária, pois com o tempo, pode haver acúmulo de sujeira, alguns tipos de entupimentos em mangueiras internas e drenos, causando gotejamentos e até mesmo diminuindo a qualidade refrigeradora do aparelho.
Com isso, o ar-condicionado passa a ser menos eficiente e até pode aumentar significativamente a conta de energia elétrica.
Para evitar esses transtornos, chame a casa du ar-condicionado para te auxiliar nesse processo.
A empresa possui conhecimento e profissionais habilitados, que além de fazer a higienização de ar-condicionado, ainda tem habilitação para manutenção preventiva e corretiva.
Por isso, entre em contato pelo link e tenha um serviço especializado em seu ar-condicionado em Campo Grande, MS.